menu superior

Alimentos Funcionais 1/5


Texto por Luiz Fernando M. – Estudante de nutrição e colaborador do blog Coisas da Evee

                Boa tarde, galera. Mais um post sobre nutrição e vida saudável para vocês! Hoje vou falar sobre os alimentos funcionais, tão comentados hoje em dia. Vou dividir em 5 partes, sendo que hoje vou tentar explicar de uma maneira bem simples o que são tais alimentos. Vamo lá? Mas,  antes de entender o que são os alimentos funcionais e qual o papel deles na nossa alimentação, é necessário voltar um pouco no tempo. ..
O homem sempre buscou seu próprio alimento, seja caçando, pescando, comendo frutas e etc. O alimento sempre foi importante para o homem, não só como meio de sobrevivência, mas como meio de melhorar alguma função. Com o passar dos anos e o avanço da ciência, percebeu-se que em um determinado lugar, que comiam determinados alimentos, a população tinha uma determinada qualidade de vida, já em outro com hábitos alimentares diferentes, a qualidade era diferente também. Notou-se, então, que a alimentação tinha uma enorme influência na saúde dos indivíduos de uma população.
Muitos estudos foram feitos na tentativa relacionar a alimentação com a longevidade e saúde, o resultado foi o esperado, o alimento influencia SIM na sua saúde física e mental e em quantos anos você vai viver! Os estudos correlacionaram algumas substâncias bioativas presentes em alguns alimentos com a diminuição do risco de desenvolvimento de algumas patologias e com um “upgrade” neural, melhorando a saúde cerebral.
A partir de então, surgiu um ramo da nutrição: a Nutrição Funcional. A nutrição funcional visa o estudo dos tais  alimentos funcionais (os alimentos que têm substâncias bioativas que ajudam na promoção da saúde e prevenção (e até mesmo tratamento) de algumas doenças, como por exemplo o câncer). A ADA (American Dietetic Association) conceitua o alimento funcional como “qualquer alimento ou ingrediente modificado que possa propiciar efeito benéfico além daquele provido por nutrientes tradicionais que ele contém”.
Tais efeitos benéficos vão muito além do “prevenir a gripe comendo laranja por ter vitamina C”; os compostos mágicos bioativos têm efeito antioxidante, ajudam a melhorar o sistema imunológico, aumentar a velocidade de sinapses, reduzir o risco de doenças como o câncer (imagino eu que ninguém aqui queira altas chances de desenvolver tumores, então vamos comer bem hein?!) e doenças cardíacas e até retarda o envelhecimento!!

                Agora que vocês sabem de uma parte dos benefícios, é uma boa adicioná-los à alimentação diária, né? Nos próximos posts sobre os funcionais, vou ser mais específico e falar de alguns alimentos, seus compostos bioativos e seus benefícios para a saúde. Até a próxima, e lembrem-se: tão importante quanto ter conhecimento sobre alimentação saudável é ser saudável, pratique aquilo que sabe! Vem comigo! Até a próxima, galera.


9 comentários:

  1. Adorei a ideia de post. Me ajudou a conhecer mais o assunto. Beijos! Http://blogdanielarebonato.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Dani!!
      Volte sempre para acompanhar as nossas dicas de vida saudável! rs
      Super beijo :*

      Excluir
  2. Adorei o post! Beijos
    Www.fabulosaderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muuuito feliz que tenha gostado flor!!
      Super beijo :**

      Excluir
  3. odorei seu blog parabens esta lindo ! entra la no meu http://brunarafaelly2015.blogspot.com.br/ beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindona!!
      O blog foi todo planejado pensando em vocês!!!!! *-*
      Super beijo :*

      Excluir
  4. Ain coisa mais linda post assim, saúde é tão importante utimamente ando mudando alguns hábitos e as dicas aqui foram super validas, mas senti falta de exemplos desses alimento sou meio leiga no assunto e preciso de exemplos rs a laranja já sei da vitamina C, se tiver algum que posso me indicar pra incrementar aqui minha alimentação e se me permitir da uma sugestão eu tenho estigmatizo e miopia e a fonte que vc usa para o post dificultou minha leitura tlvz seja valido vc rever isso quase não consigui ler tudo rs bjãooo!

    * Vc deixou seu link no grupo lembra que eu pedi pra visitar!

    Espero por sua visita aqui tbm.

    www.makecomd.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flooor ... muuuito obrigada pelo comentário!!
      Bom, meu irmão dividiu esse tema em partes, essa foi só a introdução. Creio que no próximo post ele deve falar dos alimentos em si.
      Quanto o problema da fonte, já arrumei!! Obrigada pela crítica construtiva!! Temos sempre que fazer o que é melhor para o nosso leitor né. Espero que esteja melhor para ler!!
      Super beijo :**

      Excluir
    2. Daniela, primeiramente muito obrigado, é gratificante demais ver q ajudo alguém ao compartilhar conhecimento!! E, como a Evelyn disse, eu ainda vou falar dos alimentos. Dividi o post completo em 5 partes, essa é só a primeira, mostrando o que são os alimentos funcionais. Nas próximas vou ser mais específico e dar exemplos!

      Excluir

Obrigada pelo comentário! S2